• Paulo Pepe

Fotografia Imobiliária: Dicas para organizar o seu imóvel para uma sessão fotográfica

Pensando em vender o seu imóvel e não sabe como começar?

Antes de escolher uma imobiliária especialista no seu bairro, você precisa fazer fotos do imóvel que pretende vender.

Aí você deve estar pensando: Fácil, eu mesmo faço com o celular ou pego a minha câmera "profissional". Sim, muitos amadores fazem fotos incríveis com o seu celular ou com qualquer câmera. Mesmo sem saber o que exatamente estão fazendo conseguem bons resultados.

Com um profissional de fotografia a conversa é diferente. Ele é especialista no assunto e vive (ou tenta viver) da fotografia. Tem conhecimento técnico. Quando ele chega em um ambiente, ele sabe qual lente usar, qual velocidade e qual abertura ideais para dar à foto a melhor qualidade possível. Sabe (ou deveria saber) escolher o ângulo que mais valoriza aquele espaço e quais são os ambientes mais visualizados nas redes sociais e nos mecanismos de busca.


Dica 01


Organize, se possível, todos os ambientes do imóvel a ser fotografado. Caso não seja possível, escolha um ambiente, preferencialmente a sala de estar, para deixar bem organizado e limpo. Esse ambiente poderá ser usado como chamariz em um futuro anúncio. Abra todas as janelas e acenda todas as luzes, isso vai ajudar bastante a iluminar pontos onde a luz do flash não consegue atingir.





Dica 02


Na cozinha: retire as lixeirinhas que geralmente ficam em cima da pia, bem como paninhos para enxugar as panelas, escorredor de pratos e tudo que chama a atenção de quem vai ver as fotos.




Dica 03


Nos banheiros: retire objetos de uso pessoal como escovas de dente, toalhas e esponja de banho. Ah, se possível reduza a quantidade de shampoos e cremes expostos, pois isso faz com que a foto não fique muito poluída.




Dica 04


O imóvel tem pátio e agora? Tem que organizar! Eu sei que é difícil manter uma residência totalmente organizada no dia a dia... também não consigo na minha. Só que para fazer boas fotos e ter um resultado bom, você precisa fazer isso pelo menos no dia da sessão fotográfica.

Retire lixos e mangueiras, deixe a piscina limpa, corte a grama, guarde o material de limpeza e tudo que imaginar que não fique atraente na foto.